O SEO (ou otimização para motores de pesquisa) é o conjunto de medidas que se tomam num website, com o objetivo de lhe dar mais visibilidade.

Muito se escreveu, e escreve, sobre isto. O meu objetivo, como em tudo o que partilho, é simplificar a linguagem e torná-la acessível a todos. Para que qualquer pessoa, que tenha uma empresa, possa entender o essencial de SEO e implementar medidas concretas.

O que é isto de dar mais visibilidade ao site?

O site é a loja virtual das empresas. E tal como é preciso uma loja ter uma morada, e esta ser divulgada para obter mais visitas, também o site precisa de levar pessoas a visitá-lo.

Imagine que tem uma loja no meio do Alentejo, em que:

  • nenhuma estrada lá vai dar
  • não tem nenhuma tabuleta a indicar o caminho
  • não disse a ninguém que tinha aberto a loja

Dificilmente a sua loja vai ter visitantes, certo?

É o mesmo com um site. Por isso, o objetivo do SEO é garantir que, antes de tudo o resto, o website consegue ser encontrado.

Mas encontrado por quem?

No final, por pessoas que tenham interesse nos nossos produtos e serviços. São chamadas do nosso Público-Alvo.

Mas, antes disso, pense em quando precisa de encontrar alguma informação. Qual é a primeira coisa que faz? Se respondeu “Vou ao Google”, é o comportamento da maioria das pessoas online.

Claro que há outras formas de encontrar informação. Mas, em Portugal, mais de 90% das pessoas, que procuram informação online, começam pelo Google.

Por isso, para dar mais visibilidade a um website, é preciso começar por garantir que o Google gosta dele. O que é o mesmo que dizer que tem de o saber ler.

O Google é um programa. Ou seja, não lê como nós

Por detrás do Google, está um algoritmo muito avançado, do qual não se sabe tudo.

Mas não se assuste!

Não precisa de perceber nada de algoritmos para fazer os mínimos olímpicos de SEO.

O Google lê código, lê texto e lê a estrutura do site. E quanto mais conseguirmos otimizar tudo isto, mais o Google vai gostar do seu site.

Mas otimizar em relação a quê?

Como disse antes, queremos que os nossos potenciais Clientes nos encontrem. Não fazemos questão que todas as pessoas nos visitem – somente aquelas que têm genuíno interesse em nos conhecer. E, de preferência, nos comprar algo.

Por isso, queremos que as pessoas que procuram algo relacionado com o que oferecemos, nos encontrem.

E como sabemos o que as pessoas procuram?

O Google funciona por palavras-chave. Ou keywords. Quando escrevemos o que queremos saber na homepage do Google, ele procura nos seus registos todas as páginas web que possam estar relacionadas com a pesquisa que fizemos. Dá-lhes uma ordem de importância e apresenta os resultados, numa fração de segundos.

O que as empresas querem é que as suas páginas web apareçam o mais acima possível nestes resultados. Isto porque se sabe que as pessoas tendem a clicar mais nos resultados mais acima.

Mais cliques + mais visitas ao site

=

Maior possibilidade de potenciais Clientes comprarem

Espero ter ajudado a descomplicar um pouco o que é SEO e a sua importância. Veja a lista que elaborei para Mínimos Olímpicos de SEO, para ver o que pode fazer no seu website, para ter mais visibilidade.

Se tiver comentários ou dúvidas, é só deixar nos comentários ou enviar-me uma mensagem. Até já!

%d bloggers like this: