AIDA é um modelo que foi criado com o objetivo de identificar as várias etapas da viagem do Cliente, desde que toma conhecimento de uma marca, até que compra um dos seus produtos ou serviços.
E para que serve o modelo AIDA?
É diferente comunicar para alguém que não nos conhece de todo. Ou para alguém que nos conhece, mas não sabe bem o que fazemos. Ou para alguém que já nos comprou algo. É para isso que serve o modelo AIDA.
Para criar mensagens específicas para cada grupo de pessoas, dependendo da etapa em que estão, em relação à nossa marca.
AIDA é a sigla para:
- A – Attention/Atenção
Captar a atenção do público-alvo. Uma boa mensagem criativa é essencial, para que a marca/campanha fique na mente - I – Interest/Interesse
Gerar consideração. A mensagem deve focar-se no problema do Cliente que nos propomos resolver - D – Desire/Desejo
Criar desejo de compra. A mensagem é Como o meu produto resolve o teu problema - A – Action/Ação
Compra. A mensagem é tática, de oportunidade e forte apelo à ação
O meio digital permite criar campanhas bem segmentadas, com as quais podemos comunicar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo. E o modelo AIDA dá uma ajuda a estruturar ideias e sistematizar mensagens e execuções criativas.
Ao AIDA também se junta o S, de Satisfaction.
Esta nova etapa pretende potenciar a satisfação de Clientes, dando-lhes um palco planeado para partilharem a sua experiência. Exemplo disso é o pedido de reviews públicas ou partilha nas redes sociais, após uma compra.
Aplique o modelo AIDA ao seu negócio!
Pense nas mensagens de comunicação para cada uma destas fases e como pode colocar a mensagem certa no momento certo, à frente do Cliente certo.